topo
Polícia

Durante entrega de viaturas, Rui anuncia implantação de sistema de reconhecimento facial em Feira

Segundo ele, inicialmente 56 cidades da Bahia serão contempladas com esse sistema, entre elas Feira de Santana.

30/08/2019 18h58
Por: Redação
30

O governador Rui Costa esteve em Feira de Santana nesta sexta-feira (30), onde anunciou investimentos na segurança pública e entregou novas viaturas. O evento ocorreu no 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC). Todas as cidades do leste foram contempladas com o total de 120 viaturas novas. Em Feira de Santana, são 12 viaturas que atuarão na zona urbana do município. O governador também inaugurou uma pista de atletismo de dimensões oficiais.

 

Entre as novidades apresentadas pelo governador, está a publicação de uma licitação de um sistema de monitoramento para reconhecimento facial e de placa de veículos. Segundo ele, inicialmente 56 cidades da Bahia serão contempladas com esse sistema, entre elas Feira de Santana.

“Nesse projeto é o computador que faz o processamento das imagens, ou seja, a gente lança o que quer e a câmera alarma e aciona um comando. Se aparecer uma pessoa que está sendo procurada pela polícia na frente da câmera, aquela imagem é alarmada. Já predemos dezenas de pessoas com esse projeto e estamos licitando isso para colocar em 56 cidades da Bahia, incluindo Feira. Posteriormente todas as cidades do estado serão beneficiadas”, informou.

Segundo Rui, as câmeras também reconhecem placas de carro e vão ajudar a identificar veículos furtados. Ele destacou que a Bahia está utilizando a tecnologia a favor da segurança, com um forte investimento.

“Se tiver um carro roubado, as câmeras que vão estar em todas as entradas e saídas das cidades, poderão identificar quando o carro passar e alarmar a polícia onde o carro está. A gente não tem uma viatura para cada rua e as câmeras significam milhares de olhos que serão colocados nas ruas”, destacou.

Número de homicídios

O governador ainda falou sobre os números de homicídios registrados no estado este ano. Segundo ele, comparando com o mesmo período do ano passado, a redução em toda a Bahia é de 18%, enquanto Feira de Santana já apresenta uma redução de 30%.

“Ainda não chegamos onde queremos, ainda estamos longe, queremos caminhar mais e mais e vamos chegar lá. Vamos agir em várias frentes, na área da segurança, mas também no lazer, educação, esporte e cultura, pois essa mistura fará com que a gente melhore a segurança pública no estado”, ressaltou.

Substituição de viaturas

As novas viaturas, segundo informou o coronel Luziel Andrade, são importantes para a substituição dos carros que estão em situação precária. O CPRL Leste comanda 99 municípios, com 20 unidades operacionais, sendo quatro batalhões e 20 companhias.

“Vamos passar a utilizar equipamentos novos e modernos, com condições de uso, que vão substituir justamente os que já começaram a quebrar muito. É um ganho significativo para a área operacional. Algumas outras viaturas serão substituídas em outro momento, quando o contrato vencer. Aqui em Feira já havíamos trocado todas as viaturas dos distritos e agora vamos substituir as que operam na zona urbana”, afirmou.

O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa afirmou que a entrega das viaturas é muito importante para toda região leste, especialmente para Feira de Santana. Ele informou ainda que as viaturas da Polícia Civil também serão substituídas aos poucos.

“Estamos entregando 120 viaturas, dando melhores condições de trabalho aos nossos policiais e reforçando o que o governador vem dizendo para a melhora da infraestrutura para a segurança pública. A demanda é sempre muito grande, é muito trabalho e temos que respeitar e incentivar os policiais. O governo vem se esforçando muito para entregar novas viaturas para a polícia continuar fazendo esse excelente trabalho”, destacou.

Tráfico de drogas em Saubara

O secretário ainda falou sobre a situação do município de Saubara, aonde vem ocorrendo diversos crimes relacionados ao tráfico de drogas. Segundo ele, a polícia está trabalhando no local, onde já resultou em prisões.

“Estamos fazendo operações integradas até com a Marinha do Brasil, pra dá um suporte para levar os policiais em áreas onde só pode entrar de lanchas e reforçando o trabalho de inteligência, prendendo as lideranças das facções, que insistem em atuar naquela região do recôncavo baiano. Estamos batendo forte para dizer que não vamos dá trégua, pois a população de bem com certeza vai vencer”, afirmou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Conceição do Jacuípe - BA
Atualizado às 08h45
26°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 19°
27°

Sensação

15.2 km/h

Vento

58.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio